13 de abril de 2017

IMPERIALISMO


O termo "Imperialismo" vem, obviamente de império, sendo uma política expansionista adotada pelas potências europeias, no século XIX, ou seja aumentar sua influência e seu domínio territorial, seja por anexo de terras ou colonias. É importante destacar que este fenômeno ocorreu após a industrialização na Europa, aumentando a rivalidade entre nações e a disputa por territórios em outros continentes, gerando o neocolonialismo e o crescimento do nacionalismo.
O Neocolonialismo foi a 'nova colonização" da América, África e parte da Ásia, sendo um processo econômico em busca de matérias-primas, mão de obra barata e consumidores. Assim como no século XV, povos locais sofreram novamente com a partilha territorial entre as potências, já que os limites culturais foram desrespeitados, com o estúpido argumento do Fardo do Homem Branco, que seria levar civilização a estes povos.
O crescimento do Nacionalismo ocorreu com o desenvolvimento de muitos países, o sentimento de amor a pátria fez com que nações e povos se mostrassem estar sobre os outros, fazendo com que houvesse muitas disputas, entre elas a corrida armamentistaDurante o fim do século XIX e o inicio do século XX, o nacionalismo aumentou cada vez mais a rivalidade entre as potências, criando alianças entre países com interesses em comum e fazendo com que houvesse mais tensão e conflitos entre as nações.
A grande ironia é o fato de os países preservarem a "boa imagem" de que estava tudo em paz, continuar com a Belle Époque, mesmo que todos estivessem totalmente armados, apenas esperando alguém ou algo ser o estopim do grande barril de pólvora que era a Europa. Porém isso não durou muito, pois em 1914 houve a Primeira Guerra Mundial.
Atualmente o Imperialismo ainda existe, basta pensar nas grandes potências atuais, aquelas que buscam, fora de seu território, mão de obra barata, matérias-primas, como o petróleo ($$$), e principalmente mercado consumidor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLORES DE OUTUBRO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
DESIGN E DESENVOLVIMENTO POR SOFISTICADO DESIGN.